O Brasil registra recorde na produção de petróleo e gás natural em junho. Foi produzido um total de 4 milhões e 324 mil barris de óleo equivalente por dia.
Segundo os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), a produção de petróleo ficou em aproximadamente 3 milhões e 300 mil barris por dia - variando 5,2% em comparação com o mês anterior. Já a de gás natural foi de 152 milhões de metros cúbicos por dia.
Os campos operados pela Petrobras, sozinha ou com outras empresas, foram responsáveis por 88,3% do total. A agência destaca o campo de Tupi, na Bacia de Santos, como o maior produtor de petróleo, com média de 790 barris ao dia.
Ainda de acordo com a ANP, a produção do Pré-sal em junho representou 75% do total no Brasil. Foram disponibilizados ao mercado 3,243 barris de óleo equivalente por dia. Houve aumento de 1,5% em relação ao mês anterior e de 17,5%, ante o mesmo mês do ano anterior.
Na última semana, a ANP afirmou que, para sustentar o atual nível de produção de petróleo e gás, é fundamental aumentar o grau de investimento em novas áreas para manutenção e ampliação das reservas dos combustíveis. A agência acredita na redução da produção dos hidrocarbonetos até 2030.