Brasil e Estados Unidos firmam parceria sobre clima

A declaração conjunta foi feita nesta sexta-feira (26) pela secretaria norte-americana, Janet Yellen, e o ministro a Fazenda, Fernando Haddad

Por João Boueri

Secretaria norte-americana, Janet Yellen, e o ministro a Fazenda, Fernando Haddad
Diogo Zacarias/MF

O Brasil e os Estados Unidos firmam oficialmente uma parceria sobre o clima entre o Ministério da Fazenda e do Tesouro dos Estados Unidos. A declaração conjunta foi feita nesta sexta-feira (26) pela secretaria norte-americana, Janet Yellen, e o ministro a Fazenda, Fernando Haddad, em um hotel na Zona Oeste do Rio.

Os dois tiveram reuniões ao longo dessa semana. A última foi realizada na manhã desta sexta-feira (26) em agenda fechada a imprensa.

A parceria assinada pretende o romover esforços e investimentos na área de financiamento climático, desenvolvimento sustentável e meio ambiente.  

Quatro pilares vão nortear as novas ações: cadeias de suprimento de energia limpa; mercados de carbonos de alta integridade; finanças da natureza e da biodiversidade; e fundos climáticos multilaterais.

Com a parceria anunciada, os dois países vão tentar desenvolver novas políticas públicas com o incremento de capitais público e privado para que eles sejam empregados para enfrentar os desafios climáticos.

O ministro Fernando Haddad disse que Brasil e Estados Unidos sempre trabalharam para promover acordos climáticos.  

A secretaria de Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse que o país norte-americana trabalha desde o início do mandato do presidente Joe Biden para aumentar a colaboração com o Brasil.  

A parceria entre os dois países também vai buscar desenvolver soluções inovadoras para conservar e restaurar a natureza e a biodiversidade.  

Além disso, a descarbonização da indústria e investimentos em energias limpas serão algumas das prioridades.  

No ano passado, os Estados Unidos anunciaram o aporte de US$ 500 milhões ao Fundo Amazônia. O acordo assinado nesta sexta-feira (26) ratifica a intenção norte-americana.

Os dois países também se manifestaram favoravelmente a intenção dos fundos climáticos multilaterais de apresentar um esboço de um Plano de Ação na COP 29, que vai ser realizada em novembro em Baku, na capital do Azerbaijão. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.