Brasil atinge melhor resultado de movimentar passageiros na aviação desde 2019

Em 2024, 37 milhões e 769 mil passageiros circularam nos aeroportos do país

Por João Boueri

Aumento foi de cerca de 15%, na comparação com 2023
Foto: Canva

O Brasil atingiu o melhor resultado na movimentação de passageiros na aviação civil desde 2019 nos primeiros quatros meses do ano. Em 2024, 37 milhões e 769 mil passageiros circularam nos aeroportos do país. A informação consta no relatório de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil.  

No ano passado, a movimentação na aviação brasileira já havia atingido a melhor marca dos últimos quatro anos, quando o número de passageiros atingiu a marca de 112,6 milhões no mercado doméstico e internacional. O aumento foi de cerca de 15%, na comparação com 2023, quando o país teve 98 milhões de passageiros.

Durante entrevista coletiva no programa "Bom Dia, Ministro", o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, comentou sobre o atual momento da situação do país na aviação.

"No ano passado nós tivemos um crescimento na aviação brasileira, nós saímos no ano de 2022 de 98 milhões de passageiros para 112 milhões de passageiros e sobretudo com o olhar regional, cada vez mais a gente está tendo a aviação regional, tanto é que a gente conseguiu ampliar em mais de 20 novas localidades só no ano passado. Então isso significa dizer um crescimento no número de regiões que estão começando a receber voos em todo o Brasil."

Segundo o Governo Federal, a previsão é que a aviação comercial do país alcance números melhores em 2024. O setor deve contar com um investimento da ordem de R$ 3 bilhões ao longo do ano.  

No estado do Rio de Janeiro, a entrada de turistas internacionais teve aumento de 22% em 2023, na comparação com o ano passado. Os dados foram confirmados pelo ministro, ao ser questionado sobre a situação do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Zona Norte do Rio.

Segundo a Secretaria de Estado de Turismo do Rio, o número de turistas estrangeiros em 2023 chegou a mais de um milhão de 190 mil. Os argentinos lideraram a lista com 30% das visitas, seguidos pelos chilenos e norte-americanos.

O Aeroporto do Galeão deve atingir a marca de 14 milhões de passageiros em 2024. No ano passado, o número ficou na marca de sete milhões. Já em 2022, apenas quatro milhões de passageiros utilizaram o terminal.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.