Mpox
Reprodução
O Brasil ainda não registrou casos da nova variante da Mpox, que fez a Organização Mundial da Saúde declarar Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional.
Os casos registrados no país são de uma cepa já conhecida, que circula em solo brasileiro desde 2022. Apesar de ainda não ter ocorrido a identificação de nenhuma pessoa com a variante que causou a emergência, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, diz que o governo realiza a vigilância de diagnósticos e atua no auxílio a outros países.
O que nós estamos fazendo fortemente é a vigilância, olhar cada caso suspeito e organizar todos os laboratórios, a rede de laboratório de saúde pública para esse efeito. E também trabalhando junto à Organização Mundial de Saúde, seja para apoiar outros países com nosso conhecimento, acompanhando e apoiando iniciativas junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, como é o caso do desenvolvimento de uma vacina por pesquisadores brasileiros. Mas para esta situação de emergência agora, o fundamental é a vigilância e acompanhamento dos casos