Bombeiros do Rio inauguraram instalação que simula todas as fases de um incêndio

O equipamento fica no Centro de Instrução Especializada de Bombeiros, em Guadalupe, na Zona Norte da capital

Ádison Ramos

Instalação simula todas as fases de um incêndio
TV Band/Ádison Ramos

Os bombeiros do Rio inauguraram uma instalação onde é possível simular todas as fases de um incêndio. O equipamento fica no Centro de Instrução Especializada de Bombeiros, em Guadalupe, na Zona Norte da capital. O contêiner de doze metros de comprimento, usado para transportar mercadorias em navios, foi adaptado para reproduzir um incêndio controlado. Para isso, foram colocados compensados de madeira no fundo da estrutura, fixados por correntes.

Para a simulação, uma quantidade de papel e madeira é usada para dar início às chamas. Em menos de dois minutos, a fumaça, principal responsável pela propagação do incêndio, toma conta do local.

A instalação foi inaugurada nesta sexta-feira (7). A instrução dura em média vinte e cinco minutos e, para suportar as altas temperaturas, os bombeiros precisam usar uma série de equipamentos de segurança. Entre eles, máscaras, capacetes, balaclava e um cilindro de oxigênio. O major Fábio Contreiras, porta-voz dos bombeiros, explica que estar atento ao procedimento é essencial para garantir a segurança do militar.

Essa é a primeira vez que os bombeiros do Rio conseguem acompanhar, durante a instrução, todas as fases de um incêndio de perto, inclusive o momento mais crítico do combate às chamas. Fábio Contreiras diz que o objetivo é que todos os militares da corporação passem pelo treinamento.

Antes da inauguração da instalação, o treinamento era feito em um local aberto, que não reproduzia fielmente o comportamento das chamas e da fumaça em espaços fechados.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.