Boletim InfoGripe aponta patamar elevado entre crianças pequenas com SRAG

Divulgado nesta quinta-feira (20), o levantamento reúne dados dos dias 9 a 15 de julho

Por Gustavo Sleman

Boletim InfoGripe aponta patamar elevado entre crianças pequenas com SRAG
Boletim InfoGripe aponta patamar elevado entre crianças pequenas com SRAG
pexels

Apesar da nova edição do Boletim InfoGripe apontar para uma queda moderada de novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave entre adultos, o estudo ressalta que o patamar segue elevado entre crianças pequenas e adolescentes. Divulgado nesta quinta-feira (20), o levantamento reúne dados dos dias 9 a 15 de julho.

De acordo com a pesquisa, entre os menores se mantém o predomínio de casos associados ao vírus sincicial respiratório, apontado como uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças.

O pesquisador e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, alerta para as infecções entre os pequenos e reforça a importância de campanhas de prevenção.

A Fundação Oswaldo Cruz apontou que sete estados têm sinal de crescimento na tendência de longo e curto prazo no agregado nacional: Acre, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e Rondônia.

A pesquisa mostrou ainda que no Acre e no Pará, o aumento está concentrado nas crianças e adolescentes. Nos demais, o sinal de crescimento atual é leve e pode estar associado a uma oscilação.

Segundo o estudo, nas últimas quatro semanas, o vírus sincicial foi responsável por 38,5% dos casos de síndrome respiratória aguda grave. Já a Covid-19 foi identificada em 22,2% e a influeza A em 8,7%.

Entre as mortes, o coronavírus concentra 50,7% dos casos, enquanto a influeza A 15,7 %.

Mais notícias

Carregar mais