O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social lança o BNDES Crédito Digital, mecanismo que vai permitir que micro e pequenas empresas contratem o crédito do BNDES diretamente em aplicativos de celular ou internet banking do banco escolhido.
O lançamento aconteceu na sede do BNDES, no Centro do Rio, na tarde desta terça-feira (5).
A diretora de Crédito Digital para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), Maria Fernanda Ramos Coelho, explica que a novidade facilita o acesso dos empreendedores ao crédito.
Pela primeira vez, os nossos clientes vão visualizar diretamente no celular, ou seja, na palma da mão, o acesso ao crédito. Então, vai ser uma operação simples, fácil, rápida e direta. Isso é uma experiência que, para nós no BNDES, nos traz muita alegria.
A solução vai permitir operações de até R$ 300 mil, com prazo de até 60 meses e taxa de juros a partir de 1,49% ao mês.
Os bancos Sicredi e BTG Pactual já estão operando o novo produto. Segundo o superintendente do BNDES, Marcelo Porteiro, outras instituições devem passar a disponibilizar o mecanismo em breve.
O BNDES possui mais de 80 bancos, instituições financeiras que são credenciadas aqui. A gente já tem a sinalização, há um interesse bastante elevado no mercado pelo produto. Estamos em negociação com outros bancos e certamente em 2025 essa oferta vai aumentar.
A solução é tida como uma forma de democratizar o acesso ao crédito, facilitando a adesão por parte de micro e pequenos empreendedores.
Além da diretora de Crédito Digital e do superintendente do BNDES, participaram do evento de lançamento representantes das duas instituições financeiras que já operam o novo produto.