O número de lojas físicas que pretendem participar da Black Friday neste ano cresceu 98%. O porcentual representa 3% a mais do que no ano passado.
O levantamento foi feito pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio.
Segundo a entidade, a Black Friday, que era restrita às vendas online, atualmente é uma importante ferramenta para as lojas físicas, tanto de rua, como de shoppings.
Ainda de acordo com o CDL Rio, a expectativa é que a promoção incentive as vendas em até 8%, com oferecimento de descontos não apenas no dia, mas ao longo da semana.
Segundo o presidente do CDL Rio, Aldo Gonçalves, apesar da Black Friday representar uma boa ferramenta de marketing para os lojistas, a promoção pode trazer risco às vendas de fim de ano
“Todos os instrumentos e ferramentas de vendas são importantes, principalmente em momentos difíceis para o comércio. É importante que os lojistas utilizem a ferramenta da Black Friday. Ainda assim, deve haver certo cuidado, porque pode afetar as vendas natalinas, já que muitas pessoas acabam antecipando as compras. Em alguns casos, os consumidores, ao invés de comprarem no natal, compram na Black Friday”.
A pesquisa aponta que eletrodomésticos, smartphones, roupas, calçados e artigos para a casa e decoração lideram o ranking de produtos mais procurados pelos consumidores.
A dona de uma loja de roupas em Botafogo, na Zona Sul, Pricilla Satiro, destaca que percebe um aumento de 30% nas vendas com a promoção de Black Friday.
“A gente coloca todo ano um papel na vitrine divulgando a Black Friday. Percebo que há um aumento de 30% nas vendas quando o cliente vê que tem promoção. Os clientes adoram descontos. A Black Friday com certeza influencia bastantes nas vendas da loja no fim do mês”.
O CDL Rio aponta ainda, que no ano passado, mais de 40% dos consumidores optaram por fazer compras em lojas físicas durante a Black Friday.
O principal motivo, de acordo com a entidade, é a oportunidade de levar a mercadoria na hora, além da possibilidade de negociar mais descontos.