Big Wave: evento de surfe em ondas grandes chega na Praia de Itacoatiara

As competições vão ser dedicadas ao tow in, modalidade em que o atleta é colocado na onda com auxílio de um jet ski

Por Vinícius Calixto (sob supervisão)

Big Wave: evento de surfe em ondas grandes chega na Praia de Itacoatiara
Reprodução/Redes Sociais

O evento Big Wave de surfe em ondas grandes chega pela primeira vez à Praia de Itacoatiara, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. As competições vão ser dedicadas ao tow in, uma modalidade de surfe em que o atleta é colocado na onda com auxílio de um jet ski.  

De acordo com os organizadores do evento, Itacoatiara possui as condições mais desafiadoras do país para a prática do tow in, em razão da potência e do tamanho das ondas e de uma condição muito difícil de navegação na arrebentação.  

É esperada a participação de atletas da elite da modalidade no Brasil como Lucas Chumbo, Lucas Fink, Pedro Calado, Ian Cosenza, Michelle de Bouillions, Michaela Fregonese, Alemão de Maresias, Valentim Neves, Kalani Latanzi e Gabriel Sampaio. A cidade também vai receber atletas do Chile, do Peru e de Portugal.  

O diretor executivo do Itacoatiara Big Wave, Alexey Wanick, explica como vão funcionar as baterias.

A competição acontece até o dia 31 de agosto e vai ser registrada por cinegrafistas. Após o encerramento da janela, as ondas vão ser julgadas por uma Comissão de Arbitragem profissional, com base nos critérios internacionais adotados para o surfe de ondas grandes. A competição distribuirá R$ 85 mil em prêmio a ser dividido entre surfistas, pilotos e cinegrafistas que registrarem as ondas vencedoras.  

O projeto dá o primeiro passo em direção à internacionalização da competição, já que foi celebrada uma parceria recentemente com o circuito de Nazaré. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.