A Biblioteca Parque, no Centro do Rio, vai receber um mural de 800 metros quadrados em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. A pintura começou nesta semana.
Localizada no coração da Avenida Presidente Vargas, a fachada vai ganhar trabalhos de artistas contemporâneos do Coletivo MUDA, conhecido por realizar experimentações gráficas com estética geométrica e abstrata em revestimentos clássicos, como o azulejo.
A ação é patrocinada pela Secretaria Estadual de Cultura, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, ressalta a importância do espaço.
A Biblioteca Parque Estadual é a casa da cultura no estado. Ter a sua fachada revitalizada, marcando os 100 anos do modernismo, reforça sua vocação cultural de ser um equipamento para todas as artes e acessível para todos
A Semana de Arte Moderna de 1922 aconteceu na cidade de São Paulo em fevereiro daquele ano. O evento contou com a presença de grandes nomes da cena artística da época, como Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Mário de Andrade e Heitor Villa-Lobos.
Os designers que trabalham na reformulação da fachada da biblioteca dizem que a proposta é buscar uma integração entre a estrutura do espaço e as pessoas que passam a pé, de carro e de ônibus.
A iniciativa faz parte do projeto de urbanismo tático Rua Walls, o mesmo responsável pelos painéis espalhados por cerca de 1,5 km da Avenida Rodrigues Alves, na Zona Portuária.