A Biblioteca Municipal de Petrópolis inicia a catalogação do acervo que foi perdido durante o temporal que atingiu a cidade da Região Serrana no último dia 15 de fevereiro. Segundo a Prefeitura, dos 150 mil títulos que fazem parte do espaço, oito mil foram danificados. O trabalho de identificação faz parte de um processo para possível recuperação de exemplares.
Entre os materiais atingidos, estão obras em braile, de material didático e duplicatas. Administrador do Centro de Cultura Raul de Leoni, onde a biblioteca fica instalada, o Instituto Municipal de Cultura começou um movimento para arrecadar livros por meio de doações.
A iniciativa deve ser feita por meio de uma listagem através de contato com a equipe da Biblioteca Municipal Gabriela Mistral pelo e-mail biblioteca.petropolis@gmail.com. A lista deve contar informações sobre autor, título, edição ou ano de publicação.
Como ainda passa por um trabalho de limpeza e recuperação, o atendimento presencial no local e no Arquivo Histórico está suspenso temporariamente. Apenas as devoluções dos livros emprestados continuam.