Depois de tanta espera, chegou a vez deles: os bebês começaram a ser vacinados contra a Covid-19 no município do Rio. Ao todo, pouco mais de 9 mil doses foram disponibilizadas para as crianças de seis meses a quatro anos com comorbidades.
Os responsáveis precisaram apresentar comprovante demonstrando que os pequenos pertenciam a um dos grupos de comorbidades prioritários para a vacinação. Os familiares correram para os postos de saúde nesta quinta-feira (17), para aproveitar a imunização dos pequenos.
Segundo o Município, a vacinação das crianças de seis a quatro anos será, a princípio, apenas em um dia, por causa do número limitado de doses recebidas do Ministério da Saúde. Não há previsão da chegada de uma nova remessa da vacina destinada à faixa etária, como explica o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz.
Ao todo, foram registrados no estado mais de 18 mil casos de Covid-19 entre os dias 6 e 12 de novembro. Na semana anterior, foram pouco mais de 4 mil.
A maioria dos casos se concentra na Região Metropolitana e não apresenta complicações graves, apesar do aumento de internações.
Segundo a Prefeitura, 90% das pessoas internadas não estão com o esquema vacinal completo. Entre os adultos na capital, mais de 1,6 milhão não tomaram as doses de reforço contra a Covid-19.