Um barman e um cachorro ficaram feridos após um ataque de pitbull na Rua Alice, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. Marcos Córdoba, de 45 anos, conta que o animal, que estava sem focinheira, saiu de dentro da Casa Rosa, antigo centro cultural da região, quando tentou atacar ele e o cachorro que estavam seguindo a rotina de passeio de toda manhã na rua.
O cachorro da vítima foi levado ao veterinário, depois de ter diversas mordidas na orelha, pescoço e barriga. Ele foi medicado com antibióticos, mas está bem na medida do possível, segundo o tutor Marcos, que também levou mordidas no braço e no dedo.
Ele tomou injeção antirrábica e antitetânica em uma clínica da família da região. Mesmo liberado para ficar em casa, vai seguir em acompanhamento no Hospital Municipal Lourenço Jorge.
De acordo com a legislação estadual, cães considerados ferozes, como pitbull, por exemplo, devem circular obrigatoriamente com a presença do tutor e usando focinheira.
Em audiência pública realizada na Câmara Municipal do Rio na sexta-feira (16), a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente disse que um projeto está sendo desenvolvido para cadastramento de tutores de animais de grande porte.
A Secretaria Municipal de Proteção Animal garantiu que vai realizar campanhas de conscientização para o cumprimento da lei que proíbe a circulação de animais potencialmente agressivos em praias e locais de grande circulação, sem a utilização dos equipamentos de segurança, como a focinheira.
O caso deve ser registrado na Polícia Civil nos próximos dias.