Com grande expectativa para o Carnaval, responsáveis por bares e restaurantes do Rio já investem em decoração para a folia e reforçam os estoques para atender a demanda do feriadão.
65% dos comerciantes do setor esperam um aumento no faturamento na festa deste ano, na comparação com a folia do ano passado. A alta média esperada e é de 15%. Os números estão em uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.
Gerente de um quiosque em Copacabana, na Zona Sul do Rio, Assis Medeiros tem grande expectativa. Ele investiu na decoração temática do estabelecimento, para atrair ainda mais pessoas que estiverem nas ruas curtindo os blocos.
Sócia de um bar que inaugurou recentemente também em Copacabana, Cristina Lobo não esconde as melhores expectativas pros dias de folia. Estreante no setor, ela já reforçou os estoques para não faltar produtos no Carnaval.
De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio, feito entre os dias 15 e 22 de janeiro, 77% dos estabelecimentos do estado vão funcionar durante os dias da folia.
A importância do Carnaval para os negócios é clara: 33% dos entrevistados na pesquisa consideram a data extremamente ou muito importante para o faturamento do comércio.
Na capital fluminense, a movimentação nas ruas vai ser mais uma vez grande. A Prefeitura do Rio prevê cerca de 453 blocos de carnaval em 2024. A Zona Sul da cidade terá 98 blocos oficiais e os desfiles no Centro da cidade aumentaram de 119 para 128.