Depois de ter sido atingido por um incêndio, o Bar do Oswaldo, na região do Joá, lançou uma vaquinha on-line para ajudar nas obras que serão necessárias. Para contribuir, é só acessar o link ou fazer uma doação por meio do pix para o bar, através do CNPJ 01.843.533/0001-06.
O estabelecimento é conhecido pelas famosas batidas, bebidas alcoólicas que fazem sucesso desde que foi fundado. E são elas que agora também ajudam a reerguer o bar. Para a produção e as vendas não pararem, os proprietários contam com a ajuda de bares de amigos, que cederam espaço e até incluíram as batidas nos cardápios. Nos próximos dias, também serão lançados vouchers de compra antecipada da bebida.
O Bar do Oswaldo tem seguro, mas o valor não cobre todos os danos, como explica o proprietário Rommel Cardozo.
O incêndio que destruiu o telhado, um dormitório, o vestiário, o escritório e o estoque, aconteceu no fim da madrugada do dia 23 de abril. As causas ainda não foram divulgadas pela perícia, mas os proprietários acreditam que as chamas possam ter sido causadas por um balão. Alguns itens que contam a história do bar fundado por Oswaldo Cardozo em 1946 foram perdidos no incêndio, como uma histórica caixa registradora. Fotos antigas que também estavam guardadas ali por pouco não foram consumidas pelas chamas.
Naquela madrugada, apenas um funcionário e um dos proprietários estavam dormindo no local. Os dois conseguiram sair pelo telhado e não ficaram feridos. Marcelo Cardozo, um dos donos, lembra que só percebeu que estava pegando fogo quando viu as chamas no corredor.
Tradicional há sete décadas no mesmo endereço, o Bar do Oswaldo já tem feito falta a muitos clientes que não veem a hora para o local voltar a funcionar, como o Márcio Aragão, que mora na região.
Para o Victor Baldanzi, que cresceu frequentando o bar com a família e amigos, o lugar também tem um significado importante.
A expectativa é de que a reabertura do Bar do Oswaldo aconteça em meados de junho.