BandNews FM flagra abandono de seis monumentos históricos no Centro e Zona Sul

Lugares, que fazem parte da história da cidade e são vistos por turistas e cariocas, estão com lixo, mau cheiro, além de serem ocupados por pessoas em situação de rua

Por Amanda Oliveira

BandNews FM flagra abandono de seis monumentos históricos no Centro e Zona Sul
TV Band

Seis monumentos históricos visitados pela equipe da BandNews FM entre a Zona Sul e a Região Central do Rio estão abandonados. Os lugares, que fazem parte da história da cidade e são vistos por turistas e cariocas, estão com lixo, mau cheiro, além de serem ocupados por pessoas em situação de rua.

O sentimento de insegurança também é presente nos parques e praças onde as esculturas estão.

De acordo com o fundador da ONG SOS Patrimônio, Marconi Andrade, 90% dos quase 2.400 patrimônios da cidade estão depredados.

O Monumento ao Almirante Marquês de Tamandaré, na Praia de Botafogo, na Zona Sul, é um dos que estão em pior situação. A grade que protege a obra está aberta, e o local passou a abrigar a população em situação de rua.

Uma moradora do Flamengo há mais de 60 anos, que preferiu não se identificar, diz que a praça já foi um local de festa.

A Secretaria Municipal de Conservação, responsável pelos monumentos, informou que cerca de 15 esculturas ligadas aos 200 anos da independência do Brasil foram revitalizadas e entregues em setembro deste ano. Ainda de acordo com a pasta, os monumentos de José Bonifácio, no Largo de São Francisco, e de D. Pedro, na Praça Tiradentes, sofreram vandalismo e terão as peças furtadas repostas.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.