Band lança documentário sobre escândalo de transplantes do laboratório PCS Saleme

"HIV: o Escândalo dos Transplantes" mostra os bastidores da maior crise envolvendo o Sistema Nacional de Transplantes

Por João Boueri

Sessão exclusiva para ouvintes da BandNews FM e convidados
BandNews

O documentário "HIV: o Escândalo dos Transplantes", produzido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, foi lançado nesta quarta-feira (18) em sessão exclusiva para ouvintes da BandNews FM e convidados. A produção mostra os bastidores da maior crise envolvendo o Sistema Nacional de Transplantes, com entrevistas inéditas e exclusivas com jornalistas, médicos, pacientes e autoridades policiais.

Seis pessoas passaram a conviver com o vírus após receberem órgãos pela Central Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro. Os exames com falso negativo para HIV foram feitos pelo laboratório PCS Saleme, contratado pela Fundação Saúde por meio de um pregão eletrônico.

O documentário mostra o caminho da notícia considerada o maior "furo de reportagem" da BandNews FM até a prisão de seis pessoas ligadas ao laboratório que emitiu laudos falsos e permitiu a realização dos procedimentos.

O caso foi revelado com exclusividade no dia 11 de outubro. No mesmo dia, as polícias Civil e Federal abriram investigação.

Entusiasta do Sistema Nacional de Transplantes, o diretor-geral de conteúdo da Band e âncora da BandNews FM, Rodolfo Schneider, chegou a manter por anos uma coluna na rádio sobre o tema. Ele recebeu uma denúncia de uma fonte da área dia e começou a investigar a possível irregularidade.

Antes de iniciar a cobertura, a âncora da BandNews FM, Agatha Meirelles, foi até o laboratório PCS Saleme. A jornalista relembrou sobre o cenário encontrado na fachada do estabelecimento.

A estreia do documentário aconteceu no CineCarioca José Wilker, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. Após ficar fechado desde 2008, o espaço foi reaberto no mês passado.

O documentário produzido pelo âncora Vinicius Dônola. O jornalista acompanhou os bastidores e o caminho da notícia. Antes da exibição da obra, uma roda de conversa foi conduzida pela BandNews FM.

Ao todo, seis pessoas foram presas de forma temporária e depois de forma preventiva: os sócios Matheus Sales Teixeira Bandoli Vieira e Walter Vieira, além dos funcionários Jacqueline Iris Barcellar de Assis, Ivanilson Fernandes dos Santos, Cleber de Oliveira Santos e Adriana Vargas dos Anjos.

Todos já tiveram os mandados de prisão revogados. Eles respondem por associação criminosa, lesão corporal grave e falsidade ideológica.

A data de exibição do documentário "HIV: o Escândalo dos Transplantes" na tela da TV Band ainda vai ser divulgada. A obra também vai estar disponível no YouTube.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.