Em sete dias, dois balões caíram no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio. Neste domingo (14), a torre de controle do terminal flagrou o momento em que a estrutura caiu na pista.
O balão atingiu uma aeronave que estava estacionada para abastecimento. Logo em seguida, o atefato pegou fogo, bem próximo a um caminhão que levava diesel. As chamas foram contidas rapidamente pela brigada de incêndio do terminal. No entanto, a cena assustou os funcionários que trabalhavam no momento do incidente e registraram o episódio em vídeo.
O motorista de aplicativo Douglas Ferreira conta que estava próximo ao terminal de embarque do aeroporto no momento que o balão caiu.
Na semana passada, a queda de outro balão prejudicou a aterrisagem de pelo menos dois voos no Aeroporto Santos Dumont. Um avião que se aproximava da pista teve o pouso cancelado. Outra aeronave, que vinha de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, teve a aterrisagem adiada. O aeroporto voltou a funcionar normalmente depois da retirada do balão do local.
Em Marechal Hermes, na Zona Norte, cerca de 10 homens invadiram uma casa também neste domingo para recuperar um balão. Procurada, a Polícia Militar não se pronunciou.
Fabricar, vender, soltar ou transportar balões é crime. A punição pode variar de um a três anos de prisão.
Procurada, a Infraero ainda não se pronunciou. A Azul também não respondeu.