Avião com presidente da OAB-ES faz pouso de emergência em praia de Maricá, no RJ

O incidente aconteceu no fim da tarde desta quarta-feira (10), na Praia de Itaipuaçu

Myllena Vianna, Pedro Dobal e Redação BandNews FM

Avião faz pouso de emerçencia em praia de Maricá, no RJ
Reprodução

Agentes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos analisam as condições do avião que fez um pouso de emergência em uma praia de Maricá, na Região Metropolitana do Rio, para identificar os fatores que contribuíram para o incidente.

O monomotor saiu do Espírito Santo em direção ao Rio de Janeiro e sofreu uma pane na tarde de quarta-feira (10). O piloto conseguiu se aproximar da Praia de Itaipuaçu e pousar na areia.

As três pessoas a bordo não se feriram. Entre os passageiros, estava o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Espírito Santo. O advogado José Carlos Rizk Filho, que estava a caminho de uma reunião profissional, conta que pensou que iria morrer quando soube do problema na aeronave. Foram cerca de quatro minutos entre a pane e o pouco forçado.

Além do advogado, estavam no avião o piloto Mateus Nicolas Andrade Régis e o empresário Luan Fernando Gilbert Marcos, ambos de 27 anos.

No momento da queda, o céu estava encoberto e havia somente alguns pescadores no trecho da praia. Guilherme Hugo era um deles e conta que o avião chegou a atingir uma vara de pesca.

Parte da fuzelagem que cobre o motor se soltou no impacto com a areia. Como o mar estava agitado, o avião foi arrastado para uma área mais próxima ao calçadão, para evitar que ele fosse levado pela água.

Após o pouso, os três receberam a ajuda de pedestres e da equipe de um restaurante próximo. O dono do estabelecimento, Guga Lobo, conta que também auxiliou a levar os passageiros para o Rio de Janeiro.

De acordo com o sistema de Registro Aeronáutico Brasileiro, da Agência Nacional de Aviação Civil, a aeronave não tem autorização para operar como táxi aéreo. No entanto, um dos passageiros relatou que o monomotor não operava como táxi aéreo no momento da viagem.

A Força Aérea Brasileira afirma que o prazo para conclusão da investigação depende da complexidade da ocorrência.

Fabricado em 1977, o avião de um modelo da Embraer tem capacidade para três passageiros além do piloto.  

Em 2013, duas pessoas morreram na queda de outro avião em uma lagoa de Maricá.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.