O aumento de casos de Covid-19 em todo o país está diretamente ligado ao avanço da cepa BA.2 da Ômicron. A informação é da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Uma análise feita pelos pesquisadores da instituição mostrou que ela já é dominante em algumas cidades do Estado. No município de Maricá, na Região Metropolitana, e na capital fluminense, a subvariante já está presente em 100% das amostras sequenciadas pela UFRJ
Segundo o professor do Departamento de Genética da universidade, André Felipe dos Santos, esse dado causou surpresa na equipe de pesquisadores. Eles imaginavam identificar ainda a subvariante BA.1.
Os pesquisadores alertam que o número de casos de infecção é maior do que o notificado porque muita gente tem recorrido ao autoteste feito em casa, como explica o professor André Felipe.
No estudo, os pesquisadores realizaram o sequenciamento dos genomas completos de coronavírus extraídos de amostras de 28 pacientes positivos. O período analisado foi de 27 março até 14 de maio. Todos estavam infectados pela cepa BA.2. Foram testados no Núcleo de Enfrentamento e Estudos em Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes da UFRJ.
O Boletim InfoGripe Fiocruz mostra que a curva nacional de casos de Covid-19 continua em crescimento. A Covid-19 responde por 59,6% dos casos de síndrome respiratória aguda grave.