Vai até esta quinta-feira (18) a operação dos auditores fiscais do trabalho no Porto do Rio de Janeiro e no Porto de Itaguaí, na Baixada Fluminense. Nesta quarta-feira (17), os servidores interditaram uma máquina em Itaguaí em mais um dia da segunda fase da Operação Porto Seguro.
Segundo eles, um operário perdeu o braço enquanto utilizava o equipamento no início de abril, em um acidente de trabalho. A PortosRio, autoridade responsável pela administração do Porto de Itaguaí, nega a informação.
Outras máquinas em situação irregular, além de itens relacionados ao manuseio de minério e carvão, também foram interditados.
A segunda fase da operação é um desdobramento da ação que apura denúncias de desrespeito às leis trabalhistas nos portos do Rio e de Itaguaí.
Na terça-feira (16), 45 caminhões foram autuados, mas 13 deles conseguiram regularizar as documentações e tiveram a entrada liberada no Porto do Rio. Os outros 32 tiveram a entrada impedida.
A primeira fase da Operação Porto Seguro foi realizada no dia 13 de março. Na ocasião, 25 caminhões foram impedidos de entrar nas dependências do Porto do Rio.
Em nota, a PortosRio negou que maquinários tenham sido interditados pelos auditores fiscais. Ainda segundo a nota, o acidente envolvendo o operário aconteceu em um porto privado da região.