Os seis atletas do Flamengo que foram medalhistas nos Jogos Olímpicos de Paris são homenageados pelo clube. O evento foi realizado nesta quarta-feira (14), na sede social do clube na Gávea, Zona Sul do Rio. As ginastas Flavia Saraiva, Lorrane Oliveira, Jade Barbosa e Rebeca Andrade, a judoca Rafaela Silva, e o canoísta Isaquias Queiroz receberam um quadro de agradecimento por honrarem os esportes olímpicos.
Durante a cerimônia, os medalhistas foram ovacionados por torcedores e atletas mirins no ginásio. O evento batizado de "Os Orgulhos de Duas Nações" ainda contou com a apresentação dos cantores MC Rebecca e Léo Jaime.
A ginasta Lorraine Oliveira falou sobre a sensação de agora ser uma referência para as futuras gerações do esporte.
Há alguns anos era eu quem via as meninas como referência e hoje essas crianças quererem ser como nós é algo surreal. Uma criança me abraçar chorando falando que quer ser eu é muito doido. E eu falo pra elas acreditarem nos sonhos, correrem atrás, falar pros pais acreditarem e caminharem com elas, porque isso faz a diferença. Se não fosse pela minha mãe eu não teria chegado onde eu cheguei. É um caminho muito difícil, mas no final vale a pena.
Rebeca Andrade, que se tornou a maior medalhista olímpica do esporte brasileiro, falou sobre o caminho para chegar até a marca.
Eu me esforcei muito pra chegar nesse patamar. Eu me sinto muito honrada, realmente foi muito difícil a gente conquistar esse espaço. E hoje poder me tornar esse atleta, esse ser humano que as pessoas tanto admiram e torcem tanto, que orgulha, que inspira, é algo muito grande pra mim. Eu vou cuidar de verdade, com muito carinho, porque é muito importante.
Os atletas do Flamengo tiveram participação em 6 das 20 medalhas conquistadas pelo Brasil em Paris, com um ouro, três pratas e dois bronzes.
Além de Rebeca Andrade, com seis medalhas olímpicas, Isaquias Queiroz também conquistou um feito nos jogos de 2024 ao se juntar ao grupo de cinco medalhistas.