Asfalto da Via Light, que liga o Rio a Nova Iguaçu, está em péssimo estado

Os motoristas continuam tendo como missão não furar o pneu e desviar de buracos

Por Mariana Albuquerque

Asfalto da Via Light está em péssimas condições
Repórter Mariana Albuquerque

Após cerca de um ano da promessa de ampliação da Via Light, que liga a cidade do Rio de Janeiro a Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, os motoristas continuam tendo como missão não furar o pneu. Mas são tantos buracos grandes, que é até difícil alcançar esse objetivo. O que resta ao motorista é tentar desviar.

As obras, porém, ainda não começaram. Segundo o Departamento de Estrada de Rodagem, o projeto de ampliação está em licitação e a atual fase é de análise de documentos das 16 empresas participantes.  

No ano passado, o Governo do Rio anunciou o projeto de expansão da via, que atravessa os municípios de São João de Meriti, Nilópolis e Mesquita. A promessa era a ampliação de mais de 12 quilômetros no trecho entre a Via Light e a Rodovia Presidente Dutra, no acesso a Queimados, e na Avenida Roberto Silveira, em Nova Iguaçu.  

Nesta quinta-feira (20), a reportagem da BandNews FM percorreu toda a extensão da rodovia.  

No centro de Nova Iguaçu, o asfalto é repleto de rachaduras, mas sem buracos. Ao sair do local em direção à Pavuna, os buracos começam a aparecer. De largura média a grande, eles ocupam as faixas da direita e da esquerda. O cenário é o mesmo no retorno ao Centro, na altura de Nilópolis. Ouvinte da BandNews FM, o motorista Edílio Santos relata as dificuldades de passar pelo local...

A reportagem também flagrou dois animais mortos no meio da pista e lixo no entorno. Em paralelo ao projeto do DER, a Prefeitura de Nova Iguaçu também faz obras de expansão da Via Light, em três faixas. Mas, nesta quinta, não havia funcionários trabalhando no local.  

O diretor da FGV Transportes, Marcus Quintella, explica que, com as obras, o intenso trânsito na Baixada, inclusive na Rodovia Presidente Dutra, poderá ser aliviado. Além disso, ele destaca a urgência da intervenção para a segurança dos motoristas.

O projeto do DER também prevê a construção de sete viadutos e seis passarelas. 23 torres de alta tensão da Light também devem ser remanejadas. O orçamento da obra é de R$ 730 milhões.  

A promessa de melhora na região não é nova. Em 2008, o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, assinou um acordo de cooperação com a Prefeitura do Rio e a Light, para a expansão da via. A licitação para o início das obras começaria em agosto do mesmo ano, mas, até hoje, os motoristas enfrentam os mesmos problemas.

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