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Asfalto da Via Light, que liga o Rio a Nova Iguaçu, está em péssimo estado

Os motoristas continuam tendo como missão não furar o pneu e desviar de buracos

Por Mariana Albuquerque

Asfalto da Via Light, que liga o Rio a Nova Iguaçu, está em péssimo estado
Repórter Mariana Albuquerque

Após cerca de um ano da promessa de ampliação da Via Light, que liga a cidade do Rio de Janeiro a Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, os motoristas continuam tendo como missão não furar o pneu. Mas são tantos buracos grandes, que é até difícil alcançar esse objetivo. O que resta ao motorista é tentar desviar.

As obras, porém, ainda não começaram. Segundo o Departamento de Estrada de Rodagem, o projeto de ampliação está em licitação e a atual fase é de análise de documentos das 16 empresas participantes.  

No ano passado, o Governo do Rio anunciou o projeto de expansão da via, que atravessa os municípios de São João de Meriti, Nilópolis e Mesquita. A promessa era a ampliação de mais de 12 quilômetros no trecho entre a Via Light e a Rodovia Presidente Dutra, no acesso a Queimados, e na Avenida Roberto Silveira, em Nova Iguaçu.  

Nesta quinta-feira (20), a reportagem da BandNews FM percorreu toda a extensão da rodovia.  

No centro de Nova Iguaçu, o asfalto é repleto de rachaduras, mas sem buracos. Ao sair do local em direção à Pavuna, os buracos começam a aparecer. De largura média a grande, eles ocupam as faixas da direita e da esquerda. O cenário é o mesmo no retorno ao Centro, na altura de Nilópolis. Ouvinte da BandNews FM, o motorista Edílio Santos relata as dificuldades de passar pelo local...

A reportagem também flagrou dois animais mortos no meio da pista e lixo no entorno. Em paralelo ao projeto do DER, a Prefeitura de Nova Iguaçu também faz obras de expansão da Via Light, em três faixas. Mas, nesta quinta, não havia funcionários trabalhando no local.  

O diretor da FGV Transportes, Marcus Quintella, explica que, com as obras, o intenso trânsito na Baixada, inclusive na Rodovia Presidente Dutra, poderá ser aliviado. Além disso, ele destaca a urgência da intervenção para a segurança dos motoristas.

O projeto do DER também prevê a construção de sete viadutos e seis passarelas. 23 torres de alta tensão da Light também devem ser remanejadas. O orçamento da obra é de R$ 730 milhões.  

A promessa de melhora na região não é nova. Em 2008, o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, assinou um acordo de cooperação com a Prefeitura do Rio e a Light, para a expansão da via. A licitação para o início das obras começaria em agosto do mesmo ano, mas, até hoje, os motoristas enfrentam os mesmos problemas.

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