Passeios de barco estão suspensos em praias de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. Desde o temporal que atingiu a cidade, no dia 27, a Capitania dos Portos tomou a medida de segurança, devido ao vento.
A Secretaria do Meio Ambiente também não recomenda o banho na Praia dos Anjos, Prainha e Praia do Forno. Quem depende do turismo para trabalhar está sentindo os reflexos
Nesta segunda-feira (5), os barcos de pesca foram liberados para circular na região. A situação dos trabalhares estava tão crítica após o temporal, que a Associação da Reserva Extrativista da Marinha de Arraial do Cabo pediu a liberação de recursos para os pescadores artesanais. Alguns chegaram tiveram perda total dos barcos e não podem voltar a trabalhar.
Segundo Secretário de Turismo do Município, Marco Simas, apesar dos impactos da chuva, a economia da cidade já começa a se recuperar.
A região Norte do Rio também foi castigada pelas chuvas. Quatro pessoas morreram. Três, em Carapebus; e uma, em Conceição de Macabu.
Os dois municípios declararam situação de emergência. Em Conceição de Macabu, cinco moradores estão desabrigados. Outros 456 ficaram desalojados. Já em Carapebus, são 20 desabrigados e 1.600 desalojados.
Segundo o Governo do Estado, as famílias vão ter direito ao Aluguel Social e ao Cartão Recomeçar. A Secretaria Estadual de Educação disponibilizou R$ 520 mil para a recuperação de 19 escolas afetadas na região.
Equipes do Detran e da Fundação Leão XIII realizam um mutirão para emissão de segunda via de documentos, como carteiras de identidade e certidões de nascimento, casamento e óbito.