Arcos da Lapa passam por revitalização

O monumento passou por raspagem, limpeza e caiação

Christiano Pinho

O serviço durou cerca de seis meses
Divulgação/Seconserva

A Secretaria Municipal de Conservação do Rio conclui a revitalização dos Arcos da Lapa em um trabalho orçado em cerca de R$ 1,3 milhão. O monumento, que não recebia manutenção há mais de cinco anos, passou por raspagem, limpeza e caiação, para recuperar o tom intenso de branco característico. 

O serviço durou cerca de seis meses. As equipes começaram retirando as pichações espalhadas em vários pontos dos Arcos e removendo o limo que se formou em alguns trechos da superfície. 

Durante as obras, foram contratados alpinistas industriais, que ficaram pendurados a mais de 17 metros do chão para alcançar a parte superior da estrutura nos pontos em que os andaimes não podiam ser montados, fazendo decapagem com espátula e escova de aço. Na sequência, foi aplicada a massa e feita a caiação das extremidades. 

A área ao redor dos Arcos da Lapa, como o pavimento da Praça Cardeal Câmara, o trecho da Ladeira de Santa Teresa próximo ao monumento e o passeio em pedras portuguesas do entorno, também foi recuperada pela prefeitura. Os dois painéis do artista Selarón tiveram pichações removidas.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.