Aracy Balabanian morre aos 83 anos no Rio

A causa da morte foi complicações em decorrência do câncer de pulmão, que a atriz foi diagnosticada no fim do ano passado

Por Mariana Albuquerque

A atriz Aracy Alabanian
Reprodução/TV Globo

Companheiros de profissão, amigos e familiares prestam homenagens, pelas redes sociais, à atriz Aracy Balabanian, que morreu, nesta segunda-feira (7), aos 83 anos. A informação foi confirmada pelo Hospital das Clínicas São Vicente da Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde a artista estava internada. Aracy morreu em decorrência de um câncer de pulmão, que foi diagnosticado no fim do ano passado. 

Aracy é a caçula de sete filhos de um casal armênio. Natural de Campo Grande, em Minas Gerais, Aracy estreou na televisão em 1964, na telenovela Marcados pelo Amor, TV Record. Depois, se tornou protagonista nas principais obras da TV Tupi. 

Em 1972, chegou na Rede Globo, onde fez a carreira e se tornou conhecida. Em 1973, incorporou Gabriela, do infantil 'Vila Sésamo', personagem que a fez despontar na carreira. 

Entre os papéis mais marcantes está Cassandra, do sitcom Sai de Baixo, sucesso ao lado de Marisa Orth, Cláudia Jimenez e Miguel Falabella. O ator era um dos melhores amigos de Aracy. Pela Internet ele a descreveu como uma companheira irretocável e agradeceu pelo afeto e pelos conselhos e gargalhadas.

Tom Cavalcante, que interpretava o porteiro Ribamar no mesmo programa, classificou a artista como uma mulher à frente do seu tempo, elegante e que voava em cena.

Ary Fontoura, também amigo da artista, agradeceu a Aracy pelo legado e pela marca que deixou.

Na Internet, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a atriz era capaz de fazer qualquer papel com entrega e emoção, e que todos vão sentir falta da grande dama das artes dramáticas. 

O corpo da atriz Aracy Balabanian vai ser velado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, das 10 às 13 horas.  Depois, a artista será cremada em cerimônia fechada, apenas para amigos e parentes, no Cemitério do Caju.

Mais artistas que se pronunciaram: 

CLAUDIA RAIA

A arte brasileira perde muito com a sua partida, mas sem dúvidas, recebemos hoje um grande legado. Ela será sempre nosso tesouro nacional, obra prima de pura devoção ao seu ofício. Que alegria ter encontrado sua alma nessa vida, que honra compartilhar um pouco do meu caminho com o seu! Que o céu te receba com todos os aplausos e que a falange dos artistas te acolha com muito amor.

BETH GOULART

Uma atriz referência para todos nós, um ícone de várias gerações, seus personagens ganharam as ruas com seus bordões maravilhosos, com sua integridade, sua dignidade, sua inteligência e humor. Uma mulher que trouxe em si mesma a força da resistência do povo Armênio, de sua cultura, sua generosidade. Passou por momentos duros em que teve que se reinventar depois do incêndio em sua casa em 1994 quando ficou só com a roupa do corpo e recebeu ajuda de todos os amigos que são muitos, eu e minha família nos incluímos nesse grupo.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.