Após transplante, Faustão diz que está eufórico com recuperação

Em áudio enviado ao âncora Rodolfo Schneider, o apresentador manifestou sucesso da cirurgia do coração

Da Redação

O âncora Rodolfo Schneider recebeu, na manhã desta quinta-feira (31), uma mensagem do apresentador Fausto Silva. No áudio, Faustão manifestou o sucesso da cirurgia de transplante de coração, realizada no último domingo (27). 

Segundo o âncora da BandNews FM Rio, Faustão está eufórico com a evolução de seu quadro de saúde e revelou estar “cheio de planos para o futuro”.

Em áudio descrito pelo âncora, Faustão diz:

“Estou muito bem. Já podia ter ido para casa ‘meo’. É impressionante minha recuperação. Estou até eufórico com tudo o que está acontecendo. Já estou andando, já estou sentando, vida normal”, afirmou.

"Já fazem três dias que fui operado. Gostaria de agradecer ao Fabio Gaoitto e à toda equipe médica que esta me recebendo", completa.

De acordo com o último boletim médico emitido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, Fausto Silva está apresentando melhora no tratamento. Segundo os profissionais, Fausto está se comunicando normalmente e se mostra muito disposto, após 72 horas desde a realização do transplante de coração, com função cardíaca normalizada e estável

“Nesta quarta foram retirados o dreno e alguns cateteres, além de o paciente ter iniciado a fisioterapia", diz a nota. 

Sistema de transplantes do Brasil

No Brasil, os critérios para o recebimento de órgãos seguem o estado de gravidade do caso e a ordem cronológica de cadastro. Com isso, a cirurgia só ocorre de acordo com necessidades médicas, o estágio de gravidade da insuficiência cardíaca, tipo sanguíneo e outras especificidades.

A compatibilidade genética é um outro fator importante na decisão de quem receberá o órgão e o tempo de isquemia, a duração do órgão fora do corpo. No caso, a demora do transporte do órgão da origem até o transplante.  

No último dia 21 de agosto o Grupo Bandeirantes lançou, com apoio do Minisitério da Saúde, a campanha “Doe órgãos, Doe vida”, uma conscientização para a doação de órgãos e tecidos. 

O Brasil tem o maior sistema público de transplante de órgãos do mundo, além de ser o segundo maior transplantador, atrás apenas dos Estados Unidos. A estrutura é gerenciada pelo Ministério da Saúde, responsável pela garantia de 90% das cirurgias por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Há uma integração com todas as 27 centrais estaduais.

Segundo a pasta da Saúde, atualmente, há 617 hospitais e 1.495 equipes autorizados a realizarem transplantes no Brasil.

O Grupo Bandeirantes acredita que a solidariedade é motor para salvar vidas. 

Mais notícias

Carregar mais