BandNews FM Rio de Janeiro

Após ressaca, calçadão na Barra da Tijuca corre risco de desmoronamento

Segundo os moradores, uma estrutura foi improvisada há cerca de seis meses para impedir que a encosta desmoronasse

Por Daniel Henrique

Após ressaca, calçadão na Barra da Tijuca corre risco de desmoronamento
Reprodução

Pessoas que frequentam a Praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, denunciam que parte do calçadão está cedendo, na altura do posto 8.

Em 2020, um quiosque que ficava neste ponto foi destruído pelas ondas, em um período de ressaca. Desde então, a área havia ficado abandonada. No entanto, segundo os moradores, uma estrutura foi improvisada há cerca de seis meses para impedir que a encosta desmoronasse.

No local nesta segunda-feira (26), a equipe da BandNews FM observou que foram empilhadas sacas de areia, envolvidas por estacas de madeira, para sustentar o piso. No entanto, a calçada já apresenta desníveis, rachaduras e partes afundadas.

Os moradores temem que a estrutura desabe sobre algum banhista.

Tá vendo como já está cedendo? Antes, aqui existia um quiosque. Veio uma ressaca, desabou tudo, o quiosque sumiu. Aí fizeram esse improviso, não tem muito tempo, acredito que tenha, sei lá, uns seis meses. E já tá cedendo. Aí o verão tá chegando, provavelmente aqui vai dar uma sombrinha e fica perigoso isso aqui. Tá legal não. Eu não sei quem fez isso, se foi a Prefeitura ou se foi algum voluntário.

Em dezembro de 2022, a Prefeitura havia iniciado a instalação de mantas de concreto na Praia da Barra, para impedir que as ondas invadissem por completo a faixa de areia. Porém, em fevereiro do ano passado, o Ministério Público Federal determinou a paralisação das intervenções e, em maio, chegou a um acordo com o Município para que as estruturas fossem retiradas.

A Secretaria de Meio Ambiente e Clima, responsável pela intervenção, informa que a Prefeitura do Rio vai executar a contenção do trecho, bem como a execução da vegetação de restinga em diversos pontos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais