Após queda da árvore de natal em Maricá, Prefeitura homologa nova licitação com a mesma empresa

A árvore que seria inaugurada na terça-feira (17), mas desabou na segunda (16)

Por Pedro Dobal

A árvore que seria inaugurada na terça-feira (17), mas desabou na segunda (16)
Reprodução

Um dia depois da queda da árvore de natal flutuante que matou um operário, a Prefeitura de Maricá, na Região Metropolitana do Rio, homologou uma nova licitação com a mesma empresa.  

O contrato, no valor de 4 milhões e 158 mil reais, prevê a realização de shows de luzes com drones durante a sétima edição do Natal Iluminado de Maricá. Ao todo, são seis shows de drones, que devem custar 693 reais cada.

A licitação também foi vencida pela Estrutend Estruturas para Eventos, que tem sede em São Gonçalo.

A empresa é a mesma que montou a árvore de natal que também caiu na Praia de São Francisco, em Niterói, no ano passado. Na época, ninguém se feriu.

Neste ano, ela foi contratada pela Prefeitura de Maricá para montar a árvore que seria inaugurada na terça-feira (17), mas desabou na segunda (16), depois de uma forte ventania.

O pregão que escolheu a empresa responsável pela estrutura chegou a ser questionado por outra interessada, que pediu a suspensão do edital, alegando que a forma como a licitação foi feita beneficiou poucas empresas e prejudicou a concorrência.  

O pedido de impugnação ressalta que o edital reunia, em uma única contratação, serviços e produtos diversos, que poderiam ser divididos em mais de uma licitação.

O documento destaca que as regras restringiram a competitividade, inflando preços e impedindo as demais empresas de competir.  

Mesmo com o alerta, a Prefeitura decidiu manter o pregão, alegando que era fundamental que o projeto fosse conduzido por um único fornecedor, para garantir a uniformidade estética, técnica e operacional.  

O contrato de 20 milhões de reais incluía a montagem da árvore flutuante de 56 metros de altura, um píer flutuante, outras árvores menores em diferentes pontos da cidade, estruturas cenográficas e a contratação de atores e fotógrafos.

A Prefeitura de Maricá afirma que os quase 4 milhões e 400 mil reais referentes à árvore não vão ser pagos e ela não será montada novamente.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.