Após meses consecutivos de variações positivas, comércio varejista cai em 1%

Quatro dos oito setores pesquisados tiveram taxas negativas

Por Gabriela Morgado

Vendas no varejo caem 2,6% em dezembro e fecham ano com crescimento de 1%
Agência Brasil

Após cinco meses de variações positivas, as vendas do comércio varejista no Brasil recuaram 1% em junho, na comparação com maio. Quatro dos oito setores pesquisados tiveram taxas negativas: Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,1%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,8%), Tecidos, vestuário e calçados (-0,9%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,3%).

No mês anterior, o setor de tecidos tinha variado 2%, puxando o resultado total positivo.

Por outro lado, na comparação entre junho deste ano e o mesmo mês do ano passado, o comércio varejista subiu 4%, 13ª taxa consecutiva no campo positivo.

Segundo especialistas, o resultado é abaixo do esperado, de recuo de 0,1%. A colunista de Economia da BandNews FM, Juliana Rosa, explica que a queda está relacionada, principalmente, à menor procura nos mercados, por causa dos preços altos dos alimentos.

A economista Geórgia Veloso, da FGV IBRE complementa que o cenário para os próximos meses é preocupante.

Mas apesar dessa queda pontual, o varejo ainda vem num campo positivo frente a 2023, e o cenário para os próximos meses é relativamente mais preocupante, já que o comportamento do câmbio e da inflação até o fim de 2024 ainda são pontos de incerteza e podem impactar diretamente o consumidor.

Apesar de melhora nas taxas da inflação e do volume de serviços no Brasil em junho, alguns donos de estabelecimentos enfrentaram dificuldades. É o caso de Marcos Vinicius Pereira, dono de uma barbearia no Rio de Janeiro. Ele conta que sentiu uma queda no movimento, além de preços altos de produtos de estética, o que fez com que ele comprasse menos.

O acumulado no ano das vendas no varejo em junho chegou a 5,2% e o dos últimos 12 meses, a 3,6%.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.