O sistema da Mastercard já voltou a operar normalmente, segundo a instituição. Na tarde de quarta-feira (21), a bandeira registrou problemas que afetaram diversas transações com cartões de crédito e débito em alguns lugares do país.
No Rio de Janeiro, clientes tiveram dificuldades de fazer pagamentos em estabelecimentos.
O problema chegou a afetar o trânsito nas vias com pedágio, que apresentaram longas retenções, como na Linha Amarela, Ponte Rio-Niterói e Transolímpica. O tempo de deslocamento na Ponte, por exemplo, chegou a quase uma hora. O tempo travessia, sem trânsito, é de 13 minutos.
Em São Gonçalo, na Região Metropolitana, teve gente se aproveitando da situação. Na BR-101, ouvintes flagraram um ambulante cobrando 10 reais no PIX em troca dos 6 reais em espécie para pagar o pedágio que divide o município de Itaboraí.
Em João Pessoa, na Paraíba, mercados da região metropolitana também só recebiam pagamento por PIX ou dinheiro.
Em nota, a Mastercard disse que registrou problemas intermitentes que afetaram algumas transações, mas garantiu que a situação foi resolvida ainda na quarta-feira e que os sistemas estão funcionando normalmente.
As concessionárias Lamsa, que administra a Linha Amarela, e Arteris Fluminense, responsável pelo trecho da BR-101 Norte, relataram instabilidades no pagamento por cartões entre 16h30 e 18h, mas disseram que os serviços já foram normalizados.
A Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços foi procurada, mas não se posicionou.