As aulas na Universidade Federal do Estado do Rio vão ser retomadas na próxima quinta-feira (4). A decisão foi tomada durante assembleia realizada nesta terça (2) para readequar o calendário após a greve.
Agora, o período letivo vai terminar no dia 31 de agosto. A greve impactou, também, o segundo semestre de aulas na universidade. O período 2024.2 começa em 23 de setembro e só vai ser encerrado em fevereiro do ano que vem, com um recesso de duas semanas entre dezembro e janeiro.
Além da Unirio, outras instituições federais também voltaram às atividades nesta semana. No Colégio Pedro II, as aulas foram retomadas na segunda-feira (1º), assim como na UFF. Nesta terça, os técnicos administrativos da UFRJ também retornaram ao trabalho.
A Universidade Federal Rural já tinha retomado as atividades na quarta-feira da semana passada (26), com flexibilização da frequência até o dia 7 de julho.
A volta aconteceu após os servidores federais da educação terem assinado um acordo com o Governo Federal e encerrado a greve após mais de dois meses.
A proposta aceita pelos técnicos administrativos é de um reajuste médio de 31,2% em quatro anos. Já para os docentes, o acordo é de um aumento de cerca de 28% até 2026.