Quatro dias após um guia e turistas serem assaltados na trilha do Costão do Pão de Açúcar, na Zona Sul do Rio, um carro da da Polícia Militar e outro da Guarda Municipal realizam patrulhamento da região. Nesta terça-feira (17), os veículos estavam no início da Pista Claudio Coutinho, na Urca.
Cinco turistas e um guia foram rendidos por dois bandidos com um facão enquanto subiam a trilha. O caso ocorreu no domingo (13). Apesar do susto, ninguém ficou ferido. A Polícia Civil investiga o caso.
Quem frequenta o local diz que a trilha parece ser segura e que fica cheia, principalmente, em dias de sol.
Ainda que os roubos a pedestres tenham diminuído cerca de 12% na região onde fica a Urca, no período de janeiro a junho de 2022, na comparação com o mesmo período em 2023, a área, que inclui outros bairros da Zona Sul, registrou mais de 520 roubos. Os dados são Instituto de Segurança Pública.
Outra reclamação é a falta de coleta de lixo. A moradora Regina Freitas reclama que todas as papeleiras do local estão transbordando de tanta sujeira.
Apesar de a reportagem ter encontrado um carro da PM, a Polícia Militar informou, em nota, que o local é de responsabilidade do Exército. Procurados, o Comando Militar do Leste e a Comlurb ainda não responderam.