Apenas dois estados do Brasil atingem meta de cobertura vacinal de 95%

Os estados com os menores índices foram o Acre, com apenas 39,%, e o Rio de Janeiro, com 50,9%

Por Gabriela Souza

Apenas dois estados do Brasil atingem meta de cobertura vacinal de 95%
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Apenas dois estados do Brasil atingiram a meta de cobertura vacinal de 95% contra a poliomielite em 2022: Amapá e Paraíba. Os estados com os menores índices foram o Acre, com apenas 39,%, e o Rio de Janeiro, com 50,9%.  

O levantamento é do Ministério da Saúde e foi divulgado durante o 7º Simpósio Internacional em Imunobiológicos, realizado pela Fiocruz nesta terça-feira (2). A vacina garante a proteção contra a paralisia infantil, doença erradicada no país em 1994.  

De acordo com a coordenadora da assessoria clínica do Instituto Bio-Manguinhos, Maria de Lourdes de Sousa, o caso de poliomielite registrado recentemente no Peru deve servir de alerta para toda a população.

Segundo o diretor do Departamento de Imunização do Ministério da Saúde, Eder Gatti, todos os grupos que recebem o imunizante estão com baixa cobertura vacinal. Ele afirma que o problema está relacionado a vários fatores, entre eles, a falta de padronização no armazenamento de dados no sistema de saúde brasileiro.

Nesse mês, o Ministério da Saúde vai realizar uma campanha de multivacinação, com início no Acre e no Amazonas. Os estados fazem divisa com o Peru, onde há risco da reintrodução da poliomielite, e, por isso, são considerados vulneráveis. A expectativa é que no segundo semestre a campanha seja ampliada para todo o Brasil.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.