O empreendimento imobiliário onde funcionou a Vila dos Atletas das Olimpíadas Rio 2016, na Zona Oeste da capital fluminense, retoma o patamar pré-pandemia e vive um boom no número de imóveis vendidos.
Chamada de Ilha Pura, a região cresceu como aposta sustentável e chegou a ser elogiada pelo presidente do Comitê Olímpico Nacional, Thomas Bach, que ficou no local durante o período olímpico no Rio.
Dados levantados pelo Secovi-Rio, que representa as empresas de habitação no estado, mostram que o número de imóveis vendidos em janeiro mais que dobrou em 2024 em relação ao mesmo mês de 2019: passou de 317 para 775.
No primeiro mês deste ano, 75 unidades foram vendidas em apenas duas ruas da região: Avenida Abraham Medina e Rua Rodrigo Melo Franco. Em 2020, antes de ser declarada a pandemia da Covid-19, foram 61 apartamentos nos locais.
Atualmente, as unidades vendidas somam 2.845. Apesar de o número ainda estar abaixo das 3600 unidades planejadas para a Rio 2016, a perspectiva é de melhora, segundo o Secovi-Rio. O vice-presidente da entidade, Leonardo Schneider, afirma que esse é um movimento geral no mercado imobiliário.
"Tivemos o melhor janeiro de vendas do mercado imobiliário do Rio de Janeiro desde 2014. Ou seja, tivemos a melhor quantidade de vendas de imóveis residenciais e comerciais. Isso sinaliza uma volta de confiança", afirma ele.
O presidente do Sindicato da Construção Civil do Rio, Cláudio Hermolin, defende que o início do ciclo de corte nos juros pode contribuir para o cenário positivo.
"Essa redução da taxa de juros e o momento que indica que continuaremos a ver redução de taxas de juros nas próximas reuniões do Copom certamente são música para o mercado imobiliário e da construção civil", fala Cláudio.
A construção de Ilha Pura é fruto de uma parceria entre as construtoras Carvalho Hosken e Odebrecht. Após os escândalos revelados na Operação Lava Jato e problemas com as vendas inicialmente, a sociedade foi desfeita. A fatia que era de direito da Odebrecht (atual Novonor) foi comprada pela Carvalho Hosken.