Pesquisadores do Instituto Mar Urbano tentam descobrir o motivo para o aparecimento de mais de 100 tubarões "galha-preta" na Ilha Grande, na Costa Verde Fluminense. Há a suspeita de que eles foram na região para se alimentar ou reproduzir. Outra suspeita é de que eles circulem sempre pelo local. A espécie é considerada inofensiva.
O instituto estava à procura de animais como esse há três anos. Vídeos feitos com o uso de drone mostram os tubarões nadando em grupo. Alguns estão até com filhotes. As imagens dão esperança aos pesquisadores, já que a espécie está ameaçada de extinção.
O diretor do Instituto Mar Urbano, Ricardo Gomes, fez o flagrante na quinta-feira (31) e explica que já tinha encontrado os tubarões "galha-preta" outras vezes, mas em cardume, foi a primeira vez.
Pelos próximos 30 meses, o Instituto Mar Urbano vai realizar uma pesquisa em conjunto com o Shark Conservation Fund para estudar o aparecimento dos tubarões na Ilha Grande. O local exato do registro não foi divulgado para preservar os animais, já que carne de tubarão está sendo encontrada para a compra com mais facilidade.
Participam também dos trabalhos a Universidade Federal Rural do Rio, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, a Estação Ecológica de Tamoios e o Instituto Brasileiro de Conservação da Natureza.