Ao menos quatro municípios do Rio estão em estágio de emergência por causa da seca

As regiões que estão com o abastecimento de água afeado são parte de Teresópolis, na Região Serrana, Mangaratiba e Angra do Reis, na Costa Verde, além de Guapimirim, na Baixada Fluminense

Por Vinícius Calixto

Ao menos quatro municípios do Rio estão em estágio de emergência por causa da seca
Moradores de São José relatam falta d'água pelo 6º dia
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Pelo menos quatro municípios do Rio estão em estágio de emergência, por causa da seca, que já afeta o abastecimento de água: parte de Teresópolis, na Região Serrana, Mangaratiba e Angra do Reis, na Costa Verde, além de Guapimirim, na Baixada Fluminense. 

Em Teresópolis, comerciantes já relatam que estão sem estoque de água mineral após o aumento da procura na cidade. Segundo os relatos, o bairro da Granja Guarani vem sofrendo há duas semanas sem água. 

Outros municípios estão em estágio de alerta por causa da estiagem: Nova Friburgo, na Região Serrana, Macaé, no Norte do Estado, e partes de Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Nova Iguaçu, Queimados, na Baixada Fluminense. 

Moradores relatam o sufoco com a falta d'água e as alternativas para suprir as necessidades.

Por causa da seca, o Sistema Acari, que abastece parte da Baixada Fluminense e da capital apresenta problemas, mas segundo o Governo, com menores impactos, pois está sendo compensado pelo Sistema Guandu.

O governador do Rio, Cláudio Castro, afirmou nesta segunda-feira que o mais impactado é Sistema Imunana-Laranjal, que abastece dois milhões de pessoas nos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e parte de Maricá, na Região Metropolitana e Ilha de Paquetá, na Baía de Guanabara. 

O Sistema Serra do Piloto, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 10 mil habitantes em Mangaratiba, opera com 60% da capacidade, segundo a Cedae. 

Mais notícias

Carregar mais