Amostras de arraias encontradas mortas irão passar por análise de pesquisadores

A maior suspeita é de que seja descarte de pesca já que algumas estão machucadas e estão nutridas, de acordo com especialistas

Por Amanda Oliveira

Arraias encontradas mortas em praia da Ilha do Governador
Amanda Oliveira

As amostras das cerca de 100 arraias que foram encontradas mortas na Praia dos Pescadores, na Ilha do Fundão, na Zona Norte do Rio, vão passar por análises que devem verificar o que provocou a mortandade dos animais. 

A maior suspeita é de que seja descarte de pesca já que algumas estão machucadas e estão nutridas, de acordo com especialistas. Outras possibilidades são o nível de oxigênio da água ou até poluição. Há muito lixo no local. 

O biólogo do laboratório de biologia e tecnologia pesqueira da UFRJ, Sérgio Santos, diz que a arraia é costeira e existem muitas na Baía de Guanabara.

O custo da carne da arraia é barato, cerca de R$ 2,00 o quilo, por isso, segundo especialistas, pescadores costumam descartar o animal, já que não vale a pena carregar o peso para vender por pouco.

O pesquisador do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e bioindicadores da UERJ, Jose Lailson, recolheu as carcaças de cerca de 25 animais para análise.

O mecânico de refrigeração Bruno Ezequiel caminha pela Praia dos Pescadores diariamente e conta que já viu até boto morto no local. 

Os animais apareceram na costa e na faixa de areia no fim da tarde desta terça-feira (11). Na manhã desta quarta-feira (12), o Instituto Estadual do Ambiente recolheu amostras da água para análise.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.