Amigos prestam homenagens ao jornalista Cid Moreira

O jornalista morreu nesta quinta-feira (3), menos de uma semana depois de ter completado 97 anos

Por Gabriela Morgado

Cid Moreira deixa a esposa, Fatima Moreira, e dois filhos
Reprodução

O responsável por dar o "Boa Noite" no primeiro dia do Jornal Nacional, da TV Globo, deixou uma marca que não vai ser esquecida. Símbolo do jornalismo e da televisão brasileira, Cid Moreira é inspiração para diversos profissionais e também amigos. O jornalista morreu nesta quinta-feira (3), menos de uma semana depois de ter completado 97 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, há 29 dias. 

Cid Moreira morava na cidade há mais de 20 anos. Segundo o médico Nelio Gomes Junior, o jornalista foi internado com quadro de peritonite, uma inflamação no abdome, e insuficiência renal.

A causa da morte, segundo a unidade, foi insuficiência renal crônica agudizada, distúrbio eletrolítico e falência múltipla de órgãos. Ainda de acordo com o médico de Cid, ele permaneceu lúcido e ativo até o dia da morte.

Desde 1969, o "Boa Noite" do Jornal Nacional seria repetido oito mil vezes até 1996, quando Cid Moreira se despediu da bancada do noticiário.

A paixão pelo jornalismo veio de família. O irmão, Célio Moreira, era locutor. Em 1944, foi contratado na Rádio Difusora Taubaté, depois de chamar a atenção com imitações que fazia nas festas regionais da cidade de São Paulo, onde nasceu. Ele narrou comerciais até 1949. Naquele ano, foi contratado na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade em São Paulo.

Dois anos depois, Cid Moreira foi para o Rio de Janeiro e começou a trabalhar na Rádio Mayrink Veiga. A primeira experiência na televisão foi na TV Rio, onde estreou como locutor de noticiários. Ele ainda atuou na Tupi, na Excelsior e na Continental.

A voz marcante e grave de Cid também foi pano de fundo do quadro do mágico Mr. M, do Fantástico, que deixava telespectadores ansiosos, em 1999.

Cid recebeu diversas homenagens de quem se inspirou e aprendeu com um dos mestres do jornalismo. Em 2021, o âncora da BandNews FM Vinícius Dônola, que trabalhou com Cid na Rede Globo, entrevistou nas redes sociais o jornalista, que falou sobre como mantinha a voz ainda perfeita.

O profissional ainda chegou a gravar a Bíblia e foi a voz da vinheta da Copa do Mundo de 2010 para os programas da Rede Globo, que fazia referência à bola Jabulani.

Mas não foi só a voz que deixou uma marca. Amigos e familiares lembram de Cid Moreira como uma pessoa carinhosa, como ressaltou o empresário Boni.

Pelas redes sociais, Cid Moreira também recebeu diversas homenagens, como do também jornalista William Bonner e da apresentadora Ana Maria Braga.

Cid Moreira deixa a esposa, Fatima Moreira, e dois filhos.

O sepultamento deve acontecer em Taubaté. Ainda não há data e hora definidas para o velório.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.