O amigo do sargento reformado da Policia Militar Ronnie Lessa, Alexandre Motta de Souza, sacou cerca de R$ 5.738,00 de uma agência bancária na Zona Norte do Rio referente a Fundação Ceperj em junho e julho deste ano.
Alexandre Motta de Souza está na lista de pagamentos secretos do Centro de Estudos e Pesquisas do Estado. Segundo planilha obtida pelo Ministério Público, Alexandre é auxiliar operacional do programa RJ Para Todos.
O amigo de Ronnie Lessa foi preso em 2019 depois que a Polícia Civil encontrou mais de 110 peças de fuzil na casa dele. Três meses depois, ele foi solto.
A Justiça do Rio determinou a suspensão de pagamentos e contratações de funcionários da Ceperj. O Ministério Público investiga as contratações da Fundação.
Alexandre admitiu que as armas de fogo pertenciam à Ronnie Lessa, acusado de assassinar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes.
Em nota, o Governo do Estado disse que Alexandre Motta de Souza não é funcionário da Fundação Ceperj, já que o contrato diz respeito a uma prestação de serviços, sem qualquer tipo de vínculo empregatício.
O comunicado acrescenta que as pessoas que realizaram atividades foram selecionadas por meio de um processo seletivo simplificado.
*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes