Alunos reclamam de falta de alimentação em Colégio Técnico da UFRRJ

Nesta segunda-feira (11), eles fizeram uma manifestação reivindicando melhorias

Mariana Albuquerque*

Colégio Técnico da UFRRJ
Google Maps

Alunos do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro reclamam da falta de opções de alimentação gratuita na instituição, além de auxílio-transporte insuficiente. Nesta segunda-feira (11), eles fizeram uma manifestação reivindicando melhorias.

Alunos ouvidos pela BandNews FM contaram que, por dois anos e meio, não havia um ambiente próprio para esquentar as marmitas. Hoje, apesar de haver esse espaço, eles reclamam de não ter outra opção para quem não leva marmita. Os alunos precisam fazer uma caminhada de três quilômetros do colégio, que fica às margens de uma rodovia, até o bandejão, que fica na Universidade Rural. É o que conta uma estudante que teve a identidade preservada.

Uma outra estudante, que preferiu não ser identificada, conta que a caminhada até o campus oferece riscos e que, nesta semana, uma aluna caiu dentro de uma vala no meio da rua. Além disso, ela denuncia que o valor destinado às passagens é pouco e, por isso, os estudantes precisam calcular os dias para ir ao colégio.

Em nota, o CTUR disse que, aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda per capta de até R$ 300,00, a alimentação é gratuita. Os demais estudantes pagam o valor de R$ 1,45 por refeição. O colégio ainda disse que não dispõe de orçamento suficiente para atender o pagamento da refeição de todos os alunos e os recursos financeiros repassados pelo PNAE não são suficientes para atender 100% da demanda.

Sobre o auxílio-transporte, a instituição diz que o valor disponibilizado a cada estudante é o equivalente a 60 passagens por mês, não é cumulativo e é igual para todos.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.