Alunos e responsáveis denunciam infestação de ratos no Instituto de Educação Carmela Dutra

Imagens mostram ratos subindo pelas paredes da instituição

Por João Tuasco (sob supervisão)

A falta de limpeza é percebida pelos alunos desde o ano passado
Reprodução

Alunos e responsáveis reclamam de uma infestação de ratos no Instituto de Educação Carmela Dutra, em Madureira, na Zona Norte do Rio. Em vídeos enviados para a reportagem da BandNews FM, os roedores são vistos andando pelas salas, corredores e até pelo refeitório. Estudantes afirmam que a situação ocorre desde a semana passada.  

Imagens mostram ratos subindo pelas paredes da instituição. Nesta semana, estudantes relataram que fezes de ratos foram encontradas nos bebedouros da instituição e que um animal morto há dois dias no refeitório não foi retirado pela equipe de limpeza do local.  

A falta de limpeza é percebida pelos alunos desde o ano passado. Quem estuda no local também reclama do preparo e do sabor das refeições. Uma aluna já passou mal mais de cinco vezes após se alimentar na escola.

Por conta disso, estudantes têm deixado de beber água e comer os alimentos oferecidos pela instituição. Uma estudante que teve a identidade e a voz preservada reclama da situação:

Não tem condição de a gente beber uma água desse lugar e comer comida da escola, né? Uma falta de higiene, ainda mais, num lugar em que a gente coma. E como a gente estuda em integral, não tem como ficar com água um dia todo.  E eu mesma já vi pombo, tomando banho, bebendo água no bebidouro. Eu não consigo comer no refeitório, porque o cheiro de lá é horrível, e a comida também é horrível. Então eu tenho sempre que trazer tudo aqui pra escola. Eu trago minha marmita, minha água, tô até com problema na coluna pelo peso da minha mochila, porque eu tenho que trazer muita coisa. E é isso, a higiene daqui é horrível, a comida é horrível. Desde aí eu comecei a trazer água pra escola, e, enfim, comida eu trago desde o meu primeiro ano, porque quando eu comi aqui na escola eu acabei passando mal.

Pais e responsáveis já entraram em contato com a direção.

Procurada, a Secretaria de Estado de Educação informou que não há registro de algum aluno do Instituto de Educação Carmela Dutra, em Madureira, que tenha apresentado mal estar repetidas vezes por se alimentar na unidade e reiterou que todas as medidas sanitárias, de segurança alimentar e de controle de vetores estão em dia.

A escola também não tem registro de ratos mortos no refeitório e reitera que passou por serviços de sanitização e desratização.

No entanto, o acúmulo de lixo e entulhos depositados irregularmente no entorno da unidade pode ocasionar situações como a apresentada. A direção do instituto ressalta que faz contato frequentemente com o serviço de atendimento da Prefeitura do Rio, pelo canal 1746, para que seja executado controle de roedores e para que seja feito o recolhimento e a limpeza da área ao redor da escola.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.