Alunos da rede pública vencem concurso de curtas-metragens com foco no G20

As turmas vencedoras foram premiadas em um evento nesta segunda-feira (11) no Museu Histórico Nacional

Por Mayara Rocha (sob supervisão)

Alunos da rede pública vencem concurso de curtas-metragens com foco no G20
Ginásio Educacional campeão também vai levar os alunos para curtir um passeio no AquaRio, no centro do Rio
Divulgação/Prefeitura do Rio

Alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ginásio Educacional Tecnológico Medalhista Olímpico Lucas Saatkamp, no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, venceram um concurso de curtas-metragens realizado pela Secretaria Municipal de Educação com o foco no G20, que acontece na próxima semana. 
 
Em um vídeo que destaca sustentabilidade, a forma correta do descarte de lixo e proteção da Amazônia, eles foram selecionados entre os mais de 100 produtos audiovisuais que participaram do concurso. Ao todo, 15 vídeos foram selecionados para a final e o vencedor foi escolhido por uma equipe do Comitê do G20. 
 
O Ginásio Educacional foi escolhido para a final com dois vídeos. A turma campeã se preparou junto com a professora orientadora do projeto, Keity Cristina, lendo livros de sustentabilidade e meio ambiente adaptados para as vivências dos alunos e também estudando o G20 e temas como fome e desigualdade. A professora fala sobre o objetivo do trabalho. 
 

O objetivo central é mostrar pra eles que existem lugares fora da Maré. Muitos deles nao saem desse territorio pra nada. Então mostramos que o Rio de Janeiro é muito grande, que existem outros países e que por existir tudo isso eles tem a possibilidade de escolher se eles querem ficar onde eles moram, com melhorias ou se eles querem ganhar o mundo 


A diretora adjunta do GET, Elisa Saturino, destacou a importância desse projeto para que as crianças enxerguem para além da Maré. Para ela, esse concurso ajuda a mostrar para os alunos que eles são capazes de superar as dificuldades através da educação. 

Um reconhecimento inenarrável. Um dia histórico na vida das crianças e nosso como profissionais da educação. Onde a Maré deixa de ser cenario triste e da espaço a um vídeo cheio de protagonismo, conhecimento e pertencimento. É muito gratificante pra nós enquanto escola ver todo o fruto do nosso trabalho com a educação sendo premiado

As turmas vencedoras foram premiadas em um evento nesta segunda-feira (11) no Museu Histórico Nacional. Os alunos ganharam kits de livros e as escolas participantes receberam kits multimídia. O Ginásio Educacional campeão também vai levar os alunos para curtir um passeio no AquaRio, no centro do Rio. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais