Alimentação e Bebidas sobem 1,06%, em outubro, aponta IBGE

A inflação foi impulsionada pelas altas nos grupos de Habitação, com aumento de 1,49%

Por Daniel Henrique

O resultado do IPCA, foi divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira
Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo tem variação de 0,56% em outubro de 2024. O resultado do IPCA, divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira (8), representa um aumento de 0,12 ponto porcentual em relação ao mês anterior.

A inflação foi impulsionada pelas altas nos grupos de Habitação, com aumento de 1,49% a partir da vigência da bandeira tarifária vermelha patamar 2, que acrescentou no período analisado R$ 7,87 a cada 100kwh consumidos.

O grupo de Alimentação e Bebidas também teve avanço de 1,06%, decorrente do aumento no preço das carnes. A dona de casa Márcia Costa diz que observou diversos cortes com preços mais elevados.

Realmente, as carnes tiveram um aumento absurdo. O filé mignon estava 59, ele foi para 79. O patinho de 38 foi para 43. O alcatra de 34 foi para 42. E fora os outros tipos de carne que não tinha essa necessidade de ter esse valor todo, então eu acho que que aumentou, sim, bastante.

A colunista de Economia da BandNews FM, Juliana Rosa, diz que a inflação veio acima do esperado, com influência de um período de seca.

Acelerou, veio acima das previsões. Esse mês especificamente, tá muito ligada a inflação, que você está sentindo no seu bolso, principalmente ligada a seca. Então, comida ficou muita cara, carne tá caríssima. E o preço da energia elétrica, que o mês de outubro era bandeira vermelha 2. Então, comida e conta de luz, coisas básicas. Olhando pros números que chamam qualitativos, tirando os efeitos que estão a ver com a seca, deu uma piorada geral também. O setor de serviços começou a acelerar de novo.

No ano, o IPCA acumula alta de 3,88% e de 4,76% nos últimos 12 meses imediatamente anteriores.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.