O ministro Alexandre de Moraes enviou um ofício nesta sexta-feira (2) à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio, pedindo explicações sobre o estado de saúde de Roberto Jefferson. Na quinta-feira (1), a defesa do ex-deputado federal pediu a transferência do político para um hospital particular. Segundo os advogados, o quadro de saúde dele é considerado muito grave e pode se tornar irreversível.
O ofício de Alexandre de Moraes também destaca que o STF havia autorizado a realização de exames por Roberto Jefferson fora do sistema penitenciário, sob escolta policial e com retorno ao presídio no mesmo dia. No entanto, a Corte quer saber se o Estado do Rio cumpriu a medida.
Roberto Jefferson está preso desde outubro, quando atacou equipes da Polícia Federal em Comendador Levy Gasparian, no interior do Rio, durante cumprimento de um mandado de prisão expedido por Alexandre de Moraes.
Na semana passada, Jefferson foi interrogado em audiência na Justiça Federal e disse que riu quando viu uma policial correndo para tentar fugir da granada lançada por ele.