Alckmin afirma que governo está comprometido com arcabouço fiscal

Presidente em exercício reforçou compromisso com equilíbrio fiscal

Por João Boueri

Presidente em exercício, Geraldo Alckmin
Tomaz Silva/Agência Brasil

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, disse que o Governo Federal está comprometido com o arcabouço fiscal. O também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços cumpriu agenda na manhã desta quinta-feira (13)  no Fórum de Investimentos Prioridade 2024 do Instituto da Iniciativa de Investimentos Futuros (FII Institute). O evento foi realizado em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.  

Durante conversa com chefes de estado, investidores árabes e líderes empresariais, o presidente em exercício, assim como Lula na quarta-feira (12), citou dados da economia do país, como a queda da inflação e do desemprego.

Segundo o arcabouço fiscal aprovado em 2023, as despesas da União só podem crescer a cada ano em um percentual abaixo das receitas.

O ministro também defendeu a parceria com a Arábia Saudita para gerar emprego, renda e vida digna no país. No primeiro dia do evento no Rio de Janeiro, o presidente Lula já havia acenado mais uma vez aos empresários e disse que espera a criação de um fundo bilateral entre os dois países.  

Até 2030, a expectativa é a de que as transações comerciais entre os dois países alcancem o valor US$ 20 bilhões.  

A participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na parte da tarde desta quinta-feira (13) foi cancelada.  

Assim como aconteceu no primeiro dia de evento, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, também participou de uma sessão na parte da manhã e falou sobre a economia da capital fluminense.

Após participar da sessão de abertura, o presidente embarcou na tarde de quarta-feira (12) no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Zona Norte do Rio, com destino à Suíça. Nesta quinta-feira (13), Lula participa de uma reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra.

No Rio de Janeiro, o político também cumpriu agenda na cerimônia de premiação dos vencedores da 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática, na terça-feira (11).

Segundo os organizadores do Fórum de Investimentos Prioridade, a cidade do Rio foi escolhida por ser receber a Cúpula do G20, em novembro, e pelo crescimento de startups colocando o município como um novo centro de inovação e investimento.  

Essa é a quarta edição do Fórum de Investimentos Prioridade. Em 2023, ele foi realizado em Miami, nos Estados Unidos, e em Hong Kong, na China. Em fevereiro deste ano, a cidade de Miami foi novamente sede do evento, que é financiado com recursos do Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.