
Ainda com os avanços tecnológicos nas motos ao longo dos anos, motociclistas continuam expostos a maiores riscos em relação ao motorista de um automóvel.
Com o passar do tempo, algumas mudanças em motocicletas foram promovidas pensando na segurança de quem a conduz. Entre elas, no sistema de frenagem, como explica o professor de engenharia mecânica do Ibmec-RJ, Renan Feghali.
O Instituto Alemão de Pesquisa sobre Trânsito verificou que, em 47% dos acidentes de motocicleta, envolvem frenagens hesitantes ou falhas. Assim, o primeiro cuidado que se recomenda é a utilização de freios ABS, que vai proporcionar uma frenagem segura, controlada, dentro dos limites de torque de cada uma das rodas, evitando derrapagens.
O professor Renan Feghali também aponta mudanças que evitam derrapagens durante a condução.
As motos com maior cilindrada e maior potência, uma eventual aceleração, uma puxada de torque muito rápida, pode provocar uma derrapagem ao transmitir a potência para a roda traseira. Então, as motos de acima de 600 cilindradas, várias delas já utilizam o sistema de controle de tração, evitando a derrapagem da roda traseira por conta de uma aceleração muito rápida.
O avanço da tecnologia também permitiu a criação de equipamentos como capacetes com Bluetooth e comunicação interna, que facilitam a conversa com garupa. O Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, professor Amaury Figueira, ainda cita a possibilidade de airbags em motos.
Mais recentemente, algumas motocicletas passaram a contar com airbags, ainda que em modelos mais caros, e roupas com airbag embutido, como jaquetas e coletes, que se influem em caso de queda. Além disso, temos melhorias em suspensão, pneus com maior aderência e iluminação em LED para aumentar a visibilidade.
Mesmo com as inovações, especialistas afirmam que nada substitui uma boa manutenção do veículo e a direção defensiva.