A concessionária Águas do Rio diz que o equipamento que assustou moradores de Nova Iguaçu com o vazamento de água é uma ventosa, que tem como função aliviar a pressão da rede de abastecimento. O aparelho fica perto da adutora que rompeu na madrugada de terça (28). A nova situação foi percebida na manhã desta quarta (29).
O vazamento do dia anterior foi o terceiro em menos de três anos na cidade. Trinta casas foram atingidas, deixando oito famílias desalojadas.
Segundo um morador, que prefere não ser identificado, a população acionou a Águas do Rio sobre a ventosa, porém os funcionários só foram ao local e tiraram fotos.
Em nota, a Águas do Rio disse ainda que as equipes seguem em atuação realizando os testes para que o funcionamento da adutora seja completamente restabelecido. A empresa ainda investiga a causa do rompimento.
Por causa do incidente, 27 bairros da Zona Norte do Rio e as cidades de Nova Iguaçu, São João de Meriti e Nilópolis, na Baixada Fluminense, tiveram o abastecimento afetado.
Em março do ano passado, cerca de 450 moradores foram prejudicados pelo rompimento de uma tubulação na mesma região. Já em dezembro de 2021, outro rompimento atingiu ruas e casas do bairro Cabuçu, também em Nova Iguaçu.