Agetransp mantém multas milionárias às concessionárias Metrô Rio, Supervia e CCR Via Lagos

As empresas entraram com recursos, que foram negados

Ericka Levigard

Agetransp mantém multas milionárias às concessionárias Metrô Rio, Supervia e CCR Via Lagos
Agetransp
Divulgação

Agetransp mantém multas, que passam de 1 milhão de reais, às concessionárias Metrô Rio, Supervia e CCR Via Lagos. A decisão foi tomada em Sessão Regulatória realizada nesta terça-feira (25). As empresas entraram com recursos, que foram negados.

A multa sobre o Metrô Rio foi de mais de 820 mil reais. O motivo é que a empresa não atingiu a meta estabelecida na Pesquisa de Avaliação de Serviços, realizada pelo atual Ipec. O levantamento relacionado às linhas 1 e 2 do metrô foi realizado em 2019 e conferiu nota de 7,92, enquanto o índice mínimo fixado era de 8,20.

O Conselho também manteve a multa aplicada à Supervia no valor de R$ 200.597,73. O motivo é que as coberturas das apólices de seguros, contratadas pela concessionária no período 2019 e 2020, não foram suficientes para garantir o pleno ressarcimento dos prejuízos decorrentes de um alagamento na oficina de Deodoro e um incêndio no casarão histórico na estação de Japeri.

Para a concessionária CCR Via Lagos foi mantida a penalidade de quase 74 mil reais, aplicada pelos montantes considerados pela concessionária para fins de seguro de danos materiais de máquinas e equipamentos e móveis e utensílios serem menores do que os valores de bens novos.

Em nota, a Supervia afirma que vai se manifestar nos autos em momento oportuno. A CCR Via Lagos diz que não foi notificada formalmente sobre a decisão e o não acolhimento dos recursos apresentados. Procurado, o MetrôRio ainda não se posicionou.

Tópicos relacionados

Mais notícias